1 min de leitura
24 Oct
24Oct

De acordo com uma pesquisa realizada na Europa e divulgada no Blog do Boris, no portal R7, a maioria dos acidentes de automóveis acontece próximo de casa. Segundo os especialistas, quando os condutores saem das suas residências eles não estão totalmente “ligados” com o trânsito.

Mas te pergunto: O que isso tem a ver com consultorias em sistemas ? A resposta é: tudo. Já ouviram falar no termo "UPDATE SEM WHERE" ? Vamos aprender um pouco mais sobre essa denominação.

Por dia, são realizados diversos acertos de dados diretamente no banco através de scripts construídos para atender demandas específicas. Os dados são deletados, alterados ou incluídos no sistema na "marra". Mas imprevistos podem acontecer. 

No caso de precisar atualizar vários registros de uma vez só, alterando um status de algumas notas fiscais eletrônicas, por exemplo, temos que fazer isso por conta de uma falha interna do sistema. Nesse caso, vamos construir esse bloco de tarefas para alterar o status para cancelado somente para aquelas notas específicas. 

Portanto, até mesmo um DBA experiente pode cometer erros. Pensa naquele dia que ele já foi acionado várias vezes para diversas demandas e chega mais essa para alterar o status dessas NFEs. A princípio uma tarefa simples, mas por um excesso de confiança o script acaba sendo executado para todas as notas do sistema, e não somente para as notas específicas que deveriam ser alteradas. Esse é o famoso UPDATE SEM WHERE.

Caso queira fazer uma alteração direto no banco de dados, primeiramente, é necessário fazer em uma base de testes e depois validar pelo solicitante. Após esse procedimento, o script é executado em um ambiente de produção. Essa é uma dica da INFOPREST.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.